domingo, 26 de setembro de 2010

Nicholas Winton...os verdadeiros heróis não alardeiam os seus actos...


Este britânico, nascido em 19 de maio de 1909 ajudou a salvar 669 crianças da antiga Checoslováquia, na época do nazismo. Apesar dessa acção de bondade, ele nunca viu esse facto como extraordinário, fez o que tinha de ser feito e preferiu guardar segredo – nem sua mulher sabia.
A mulher de Nicholas só descobriu quando foi arrumar o sótão da casa e encontrou um álbum velho com fotos de crianças, telegramas, cartas e uma lista. A história de Winton ficou guardada em segredo por quase meio século.

Para alcançar o seu objectivo, Winton engendrou uma estratégia que consistia em enviar cada uma daquelas crianças para outros países, a fim de encontrar famílias interessadas em adoptá-las.

Depois da história de Winton ficar conhecida, ele recebeu diversas homenagens e reconhecimento pelos seus actos. A mais emocionante que ele recebeu veio daqueles que Nicholas um dia salvou da morte. Um programa de TV britânico resolveu fazer uma surpresa para Winton e convidou várias pessoas que foram salvas por ele quando eram crianças, mas nunca o tinham conhecido. Winton foi convidado para o programa, mas não sabia da surpresa: apenas o informaram que ele iria assistir a um show.

No decorrer do programa, a apresentadora Esther Rantzen anunciou que sentadas ao seu lado estavam duas pessoas salvas por ele em 1939. A apresentadora também pediu para que as outras pessoas que estavam no auditório e que também foram salvas por Winton se levantassem. O resultado foi este:



Para mais informações, visitem papodehomem.com.br

Nenhum comentário: